Na gastronomia local a vitela barrosã é a rainha. Carne tenra e saborosa, bife ou costeletas grelhadas, suculentas acompanhadas com arroz de feijão ou arroz de cenoura.

Os rojões, acompanhados de arroz, batatas fritas e grelos e o arroz de cabidela, de frango do campo, são uma especialidade. Também o cabrito, em especial nos períodos de Natal e Páscoa, assado ou estufado e acompanhado de batatas assadas em forno de lenha e arroz carolino, é um prato a não perder.

No inverno a escolha recai nas papas de sarrabulho, nos originais e únicos piloucos e nas alheiras.
A feijoada de feijão vermelho, com couves, chouriço e carne de porco, as couves com feijão(amarelo) e ossos de assuã, chouriço e entrecosto, são outros pratos tradicionais a não perder.

No que respeita a peixes, a escolha recai sobre a truta, o bacalhau no forno, com puré de batata, bacalhau à lagareiro, entre outras maneiras de fazer bacalhau.

Quanto a pão, a escolha deve recair sobre a broa de milho ou a broa de milho e centeio. Na sobremesa, o leite-creme queimado ou com canela, o pudim de ovos caseiros, pelo Natal, aletria, formigos e rabanadas. O vinho verde, seja tinto ou branco acompanha bem os pratos tradicionais, mas também poderá optar por vinhos de outras regiões do País.

Proudly powered by Themelexus.com
pt_PTPT